
Em meio à procura e após terem contato com os álbuns da banda norueguesa Ark, convidaram o vocalista Jørn Lande que já não estava mais na banda. Jørn aceitou o convite da banda preenchendo o posto de vocalista, completando o Masterplan.
Devemos confessar que a formação inicial do Masterplan, era um verdadeiro "Dream Team" com músicos extramamente talentosos e experientes. Com este time, gravam o compacto Enlighten Me em 2002, que recebeu enormes elogios. Assim, foi criada uma grande expectativa para o lançamento do primeiro disco, que chegou um ano depois. O debut auto-intitulado "Masterplan", trouxe diversas participações especiais, como Michael Kiske na faixa Heroes, e Janne Warman (Children Of Bodom) que apesar de ser um músico convidado, gravou a maioria dos teclados deste álbum.
Em 2004, o conjunto lança mais um EP, Back For My Life e no ano seguinte, um novo álbum Aeronautics. A clara referência à aviação não é mera coincidência, pois trata-se de uma paixão de Jørn.
Após a turnê de Aeronautics em que tocaram ao lado de grandes bandas como o Circle II Circle e Gamma Ray, o vocalista Jørn Lande sai da banda em maio de 2006 alegando diferenças musicais. Enquanto a banda queria voltar as raízes do Metal Tradicional para o novo álbum, Jørn queria seguir uma linha mais melódica. Em outubro daquele mesmo ano, foi a vez de Uli Kusch deixar o conjunto. Durante este tempo, a banda não dá muitos detalhes dos acontecimentos, pois a mesma perdera um integrante muito importante, e ao mesmo tempo tinham que encontrar um substituto para iniciar as gravações do novo album.
Para o posto de vocalista escolherem Mike DiMeo (ex-Riot) e para a bateria o escolhido foi Mike Terrana (ex-Rage). Terrana, amigo de longa data de Grapow, já havia trabalhado com ele anteriormente e sempre o considerou como um dos melhores bateristas da atualidade. Já, Mike Dimeo, havia sido escolhido por Grapow e Uli (antes de sua saida).
Banda novamente completa, em 2007 sai o novo álbum MKII. Mais uma vez o conjunto se supera e apresenta um excelente trabalho, que completou o seu ciclo com o lançamento do EP Lost And Gone, naquele mesmo ano.
Apesar de recuperarem espaço e viverem novamente um bom o momento, o conjunto se viu novamente sem seu vocalista no meio de 2008. A saída de DiMeo nunca foi bem explicada, embora tenha acontecido de modo amigável. A ausência de um "frontman" durou até o meio de 2009, quando foi anunciado o retorno de Jørn Lande.
O grupo prepara o lançamento de um novo disco para o início de 2010.

01 - Enlighten Me (Single Edit)
02 - Kind Hearted Tight (Album Version)
03 - Through Thick And Thin (Bonus Track)
04 - Black Dog (Bonus Track)
05 - Enlighten Me (Album Version)
Download

01 - Spirit Never Die
02 - Enlighten Me
03 - Kind Hearted Ligth
04 - Crystal Night
05 - Soleburn
06 - Heroes
07 - Sail On
08 - Into The Light
09 - Crawling From Hell
10 - Bleeding Eyes
11 - When Love Come Close
Download

01 - Back For My Life (Single Version)
02 - Crimson Rider
03 - Love Is A Rock
04 - Killing In Time
05 - Killing In Time (Instrumental Version)
06 - Back For My Life (Album Version)
Download

01 - Crimson Rider
02 - Back For My Life
03 - Wounds
04 - I'm Not Afraid
05 - Headbanger's Ballroom
06 - After This War
07 - Into The Arena
08 - Dark From The Dying
09 - Falling Sparrow
10 - Back In The Burn
11 - Treasure World
Download

01 - Phoenix Rising
02 - Warrior's Cry
03 - Lost And Gone
04 - Keeps Me Burning
05 - Take Me Over
06 - I'm Gonna Win
07 - Watching The World
08 - Call The Gypsy
09 - Trust In You
10 - Masterplan
11 - Enemy
12 - Heart Of Darkness
Download

01 - The Master's Voice
02 - Lost And Gone
03 - Dying To Live
04 - Keeps Me Burning
Download
